quinta-feira, março 09, 2006

Ephemeris Vita, Ano I, Vol 5

O MELHOR SERVIÇO DO CARNAVAL DE DIAMANTINA
Venho por meio deste importante veículo de informação, parabenizar as instituições municipais de Diamantina, na excelentíssima figura de seu prefeito, pelo melhor serviço que me foi oferecido no Carnaval, neste ano de 2006.
Fui me divertir no carnaval, com alguns amigos, e como todo brasileiro típico e ordinário que se preze, bebi muitas cervejas. Havia vendedores de cerveja por todo lado, e o preço se não era dos melhores, tampouco era dos piores. Mas o que me chamou atenção, e é isso que merece meu agradecimento e todo o meu carinho para com a administração municipal, é o trabalho realizado pelos catadores de latinhas. São meninos, meninas, adultos e idosos muito bem treinados, de uma velocidade espantosa, além de terem todos uma educação européia.
Eu e meus amigos contamos, abismados, que poucas latinhas jogadas ao chão, demoravam mais do que 30 segundos para serem catadas. E os meninos, são tão bem treinados, que reconhecem logo o som da lata se chocando com o chão e vêm logo recolher. Fiquei pensando no porquê da prefeitura não treinar o pessoal também para o recolhimento dos outros materiais. Ao final do dia de carnaval restava vidro, e muitas garrafas plásticas poluindo a paisagem. É um trabalho tão elaborado e estratégico, que pelo que pude observar são organizadas células familiares para a catação. A estrutura familiar possibilita mais dinâmica à realização do trabalho. Fiquei espantado com a energia dos idosos e idosas, e de como eles respeitam o bondoso folião. Mas também, tão educado é o folião, quase não faz festa. As pessoas que trabalham na catação de latinhas, acabam não atrapalhando a nossa festa, e além disso nos poupam do problema de ter que procurar alguma lata de lixo. É certo, como 2 e 2 é 4, que em qualquer lugar que se deixa uma latinha, em segundos ela irá ser recolhida. A cabeça baixa, os passo ligeiros, o silêncio dessas pessoas ajuda muito no colorido da festa. E é sem duvida o serviço mais efetivo do carnaval, o que me leva a crer que deve ter sido gasto muita verba no recrutamento e treinamento desse pessoal, e é por isso que parabenizo a todos os responsáveis, direta ou indiretamente. Parabéns!

Seria lindo se fosse verdade. Se os catadores não fossem os miseráveis da cidade garantindo um pouco menos de miséria.
Trabalho insalubre, sem reconhecimento social, sem direito algum. E isso enquanto um puto, como eu, bebe sua cerveja e filósofa com leveza sobre a barbárie. Crianças com frio, meninos pisoteados, idosos indo de um lado para o outro, como bichos que se alimentam de alumínio.
R. P. B - 09/03/2006

1 Comments:

Blogger Rodrigo said...

Sensacional.

9:28 AM  

Postar um comentário

<< Home