sábado, abril 01, 2006

Ephemeris Vita - Ano I, Vol 11

Os vigilantes da madrugada relatam:

Foi longa a noite de vigília na residência de Dona Nazaré Ferreira das Graças e de Seu Oscar Nunes da Silva Fonseca. O casal se conheceu numa noite de luar, há 32 anos, e no meio do caminho já deixaram mais de meia légua de gerações. Hoje, dia do casamento de seu oitavo rebento, estão tranquilos e serenos em suas posições de Mestres do Lar. A simpatia transmitida a cada descendente parece descontada de cada segundo de apropriação da herança.

Sim, senhor leitor, a tradição pode perpetrar as maiores crueldades.

Na noite de hoje a lua não mostrou a sua graça, nem todas as senhoras da cidade puderam ser agraciadas com carinho e uma noite de amor. Nem todos os amantes encontraram aconchego, nem com carinho puderam as toadas serem todas relembradas.

Os galos cantaram no horário de sempre, sendo esta não minha observação direta, mas comentado no dia seguinte, na esquina da rua de calçada alta com a rua do beco, na altura do grande muro que separa uma grande construção do igarapé do Tiradentes.

A construção em questão é do filho mais velho do casal, que também comprou a mercearia e agora abre loja de móveis e outra de tecidos. O igarapé no caso foi onde o primeiro neto ainda caçou jacaré, enquanto moleque. Os galos da história já não sei se ainda cantam, mas a Lua é a mesma, e as histórias, de tanto que se repetem, acabam perdendo nomes, e datas, e caras, e detalhes. No vai e vem do universo, somos pêndulos que oscilam gravitalmente, em repetições sem fim dos mesmos jacarés e moleques e filhos e casas e dentes e ouvidos e abraços e mãos, despedidas, sorrisos, substância e espírito, conteúdo e vestido, um abraço amigo, um velho sentido, um conhaque um cachimbo um suspiro e um gemido, a vida dança.

Não sei o que aconteceu na noite de vigília de Dona Nazaré e Seu Oscar. Sei que foram muitos os que ali começaram histórias e continuaram outras, e terminaram terceiras. Mas mais ainda é o que eu só vou imaginar... Porque eu já estava em outro lugar...

2 Comments:

Blogger Rafa Pros said...

Ah isso das repetições sem fim mesmos jacarés ficou fino demais.
"Conteúdo e vestido" - E talvez, penso, muda-se mais o vestido que o conteúdo...

11:24 PM  
Blogger Rodrigo said...

Eu diria com certeza.

8:50 PM  

Postar um comentário

<< Home